quinta-feira, 27 de março de 2014

Hardy

Hiena Hardy
No meu curso tem uma menina que vivia reclamando. Para não dizer seu nome, vou chamá-la aqui de "Hardy". Na verdade, eu não tinha percebido isso até o grupo de amigas com quem eu ando começar a falar dela.
ERA VERDADE!

Hardy tinha reclamação para tudo! Bastava perguntar como ela estava, que começava "Ohhh vida! Ohhh céus! Ohhh azar!"
Eram as leituras que precisavam ser feitas, os trabalhos, reclamava dos ônibus que precisava pegar para até chegar lá, da vida, da família, de tudo!

Em vez de ficar como as outras meninas, que viviam reclamando dela por trás, eu cheguei nela e pedi que parasse de reclamar com qualquer um, porque ela estava se expondo para pessoas que não se importavam com os problemas dela e ficavam falando mal pelas costas.
Mais adiante, começamos a conversar e pude perceber que Hardy estava deprimida por ter ficado desempregada e estar passando dificuldades para concluir o curso. Nesse tempo, ela ainda passou por uma separação, voltou a morar com os pais e a depender da mãe até para comprar um modess. Passar por tudo isso ao mesmo tempo realmente abate qualquer pessoa!
Esses problemas estavam afetando a vida da Hardy de tal forma, que ela estava com o foco totalmente virado para as coisas negativas da vida e não conseguia manter um bom desempenho no cursinho. Ela via dificuldade até onde não existia!

Ficamos amigas.
Prometi ajudar. Chamava a atenção dela para que ela percebesse quando estava sendo negativa; Tentava mostrar a ela que alguns fatos poderiam ser interpretados de outra forma; Lia e corrigia os trabalhos dela, emprestava livros, sentava para conversar...
Fiquei impressionada como ninguém havia percebido que ela estava com depressão. Os sintomas eram tão claros!
É claro que é preciso ter sensibilidade para diferenciar um reclamador contumaz de uma pessoa que precisa de ajuda...

Ajudar as pessoas, ser amigo e compreensivo, requer um pouco de paciência e muita empatia.
Se colocar no lugar dos outros é um exercício que todos nós precisamos fazer!
E tinhas vezes que ela entregava uns trabalhos abaixo da crítica mesmo após eu ter lido, corrigido e indicado onde precisava ser melhorado.
De vez em quando, ela me fez sentir como se estivesse desperdiçando meu tempo e energia.

Agora que as férias passaram, nos reencontramos e ela me contou toda feliz que conseguiu um emprego novo e que eu estava entre as pessoas do curso que ela queria manter o contato.
Ela também estava com uma aparência melhor e um semblante mais animado.
Fiquei feliz!

Agora, Hardy vive postando no facebook recamações por ter que acordar cedo pra trabalhar.
Brincadeira hein amiga!!! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário