sexta-feira, 21 de março de 2014

Clube de compras Dallas (2013)


"Clube de compras Dallas" não estava entre os filmes mais comentados e nem entre os mais cotados nesta última edição do Oscar, em 2013.
Aqui, onde eu moro, nenhum dos filmes que concorreram aos principais prêmios entrou em cartaz. Por esses e outros motivos, "Clube de Compras" passou desapercebido por mim até que uma amiga comentou que estava muito emocionada após assistí-lo.
O filme conta basicamente a história  do caubói Ron Woodroof , interpretado por Matthew McConaughey, que levou o Oscar de melhor ator por este papel, que, ao descobrir que estava infectado pelo vírus HIV, se vê imerso em um universo de exclusão e preconceito em uma época que a Aids era considerada doença de homossexuais. 
Heterosexual convicto e com uma sentença de morte em 30 dias, ele trava uma luta pela sobrevida ao lado de um amigo travesti, interpretado por Jared Leto, que também levou o Oscar de melhor ator coadjuvante, quando pouco se conhecia sobre a doença traficando medicamentos alternativos que ajudavam a minimizar os sintomas da doença e do AZT.
O filme também aborda questões como homofobia, o estigma que a doença carrega, as estratégias dos portadores da doença para levar uma vida normal e sobreviver à doença em meio a tanto preconceito e como os interesses da indústria farmacêutica se impõe sobre o direito à luta pela vida daqueles que não tem mais nada a perder.
O filme também levou o Oscar de melhor drama.
Vale a pena ver, refletir e se emocionar. 

Um comentário:

  1. Assisti esse filme hoje de manhã, ele estava na minha lista das coisas pra assistir. Gostei muito e o Jared Leto eu não reconheceria se não soubesse que era ele!

    ResponderExcluir